BLOG

Qual disjuntor usar na instalação do chuveiro

Se você ligar um chuveiro num disjuntor que aguenta baixa corrente, por exemplo um de 20A, ele vai desarmar com muita facilidade. Mas se você corrigir isso colocando um de 50A ele não vai desarmar caso haja algum aquecimento anormal. Isso pode levar a queima do chuveiro e a pegar fogo no circuito. Seria a mesma coisa que não ter disjuntor nenhum.

O que deve ser feito é calcular qual a corrente do chuveiro e instalar um disjuntor compatível.

Hoje a maioria dos chuveiros já veem com a descrição de qual disjuntor você deve usar e qual tamanho de fio também. Mas as vezes pode ocorrer de perdermos o manual de instalação ou o chuveiro não ter essa especificação descrita nele. O que fazer?

O profissional eletricista deve calcular a corrente que esse chuveiro produz, utilizando um alicate amperímetro, por exemplo. Daí vai te especificar um disjuntor apropriado. A título de exemplo, se a corrente do seu chuveiro for de 25A (chuveiro de 5500W ligado a uma tensão 220V) o disjuntor correto seria um de 30A.

E quanto ao tipo de disjuntor, para um circuito 220V nunca se utiliza dois disjuntores unipolares separados. Isso é uma economia perigosa. Se houver aquecimento anormal numa das fases* vai desarmar apenas o disjuntor que estiver ligado aquela fase. O outro continuará ligado e o aparelho que estiver naquele circuito, normalmente um chuveiro, continuará a funcionar de maneira irregular, podendo se danificar.

Portanto, para circuitos 220V o correto é sempre um disjuntor bipolar, pois na necessidade ele desarmará as duas fases de uma vez, protegendo seu circuito e aparelhos ligados nele. Dá uma olhadinha no seu quadro de distribuição e veja que tipo de disjuntor você tem para seu chuveiro e se tiver alguma dúvida deixa um comentário. 

(41) 99865-1763 (WhatsApp)
(41) 3458-1398
construpak@hotmail.com
Rodovia PR 412, 2152 - Balneário Canoas
CEP 83255-000 - Pontal do Paraná - PR - Brasil